top of page

Dia C de Cooperar: Transformando vidas e construindo um país mais justo

Atualizado: 17 de ago. de 2023


Cooperativas e voluntários se unem em ações de responsabilidade social e impactam milhares de cearenses em 01 de julho, no Passeio Público de Fortaleza.


Cooperativistas e voluntários promovem o Dia C de Cooperar, uma celebração anual que ocorre no primeiro sábado de julho, unindo esforços para transformar a realidade das pessoas e contribuir para a construção de um país mais justo, equilibrado e com maior acesso a oportunidades.


Com o apoio do Sistema OCB Ceará, cerca de 17 cooperativas e mais de 200 voluntários realizarão uma série de iniciativas no Passeio Público de Fortaleza, das 08h às 12h, oferecendo serviços gratuitos de cidadania, educação, saúde e beleza para pessoas de todas as idades.


A expectativa é beneficiar aproximadamente 5 mil pessoas em apenas um dia, em 01 de julho. A mesma data neste ano também celebra o Dia Internacional do Cooperativismo, #CoopsDay. “Ao colocar em prática o princípio cooperativista do Interesse pela Comunidade, nos empenhamos em melhorar a vida de todos aqueles que vivem ao nosso redor’’, declara João Nicédio Alves Nogueira, presidente do Sistema OCB Ceará.


A força das cooperativas cearenses


As 17 cooperativas participantes do Dia de Cooperar oferecerão uma variedade de serviços essenciais para a comunidade. Entre os serviços disponíveis estão aferição de pressão arterial e glicemia, encaminhamento para o Centro Integrado de Hipertensão e Diabetes, massoterapia, roda de conversa sobre o câncer do colo de útero e detecção precoce do câncer de mama, além de encaminhamento para o Instituto de Prevenção do

Câncer. Também serão fornecidas orientações sobre DST/AIDS, distribuição de preservativos e informativos.


Além desses serviços, haverá atividades como palhaço, contação de histórias e distribuição de livrinhos, corte de cabelo e manicure, avaliação nutricional, orientação ortopédica, ginástica cerebral, recreação para autistas, banho solidário, sensibilização sobre mitos e verdades da anestesia, doação de lanche, informações e entrega

gratuita de preservativos masculinos e femininos, escovodrómo com aplicação de flúor e orientação bucal, distribuição de kits dentais, roleta de brindes, verificação de glicemia, aferição de pressão, atividades recreativas, plantão psicológico e orientação sobre primeiros socorros.


Esses serviços abrangentes visam atender às necessidades da população de diversas faixas etárias e proporcionar um dia de cuidado e bem-estar para todos os presentes.

Nessa celebração do Dia de Cooperar, as cooperativas contarão também com a parceria de instituições públicas e privadas. O IDT oferecerá cadastro de emprego e elaboração de currículos para a comunidade, enquanto a CDL disponibilizará consulta ao SPC e Serasa para os presentes.


A ETUFOR marcará presença no evento, oferecendo serviços como emissão de Bilhete Único, Bilhetinho, Carteiras de Estudante, Cartão do Idoso, Cartão de Gratuidade para Pessoas com Deficiência, além de Ouvidoria e Totem para emissão de Boletim de Ocorrência.


O Dia C e sua efetividade em números


O Dia de Cooperar (Dia C) teve início em 2009 como um projeto inovador realizado pelo Sistema OCEMG e, a partir de 2010, chegou ao Ceará por meio do Sistema OCB Ceará. Desde então, anualmente, cooperativas se reúnem para promover ações que atendam diversos públicos em todo o estado.


Com a transição dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para os Objetivos de

Desenvolvimento Sustentável (ODS) em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que visam erradicar a pobreza no mundo, fortalecendo os laços entre a ONU e o Sistema OCB. As cooperativas brasileiras foram destaque na Cerimônia de Observância do Dia Internacional do Cooperativismo em julho de 2017, realizada na sede da ONU em Nova Iorque, onde o Sistema OCB apresentou o Dia C e seus resultados.


Os números demonstram a efetividade do Dia C. Segundo o Sistema OCB, em 2021, 145.484 voluntários participaram do evento em diversos estados do Brasil. Foram realizadas 2.339 iniciativas e mais de 5.084.576 beneficiários foram impactados por ações e projetos cooperativos. Neste ano, a meta é beneficiar mais de três milhões de pessoas por meio de projetos contínuos.


Serviço:

Dia C de Cooperar 2023

Data: 01 de julho de 2023

Horário: 8h às 12h

Local: Passeio Público de Fortaleza (Praça dos Mártires)

Praça dos Mártires - Centro, Fortaleza - CE, 60030-000



Release Completo Dia C 2023
.pdf
Download PDF • 762KB

255 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page